Novo lote de vacinas será destinado para idosos de 73 e 74 anos

20/03/2021

Doses, que já estão no RN, também serão aplicadas em trabalhadores da saúde, população indígena e população em situação de rua.

Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN
Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN

O Rio Grande do Norte recebeu na tarde deste sábado, 20, um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 81.700 doses, sendo 65.200 da CoronaVac e 16.500 da AstraZeneca, que serão destinadas, segundo anunciou o Governo do Estado, à ampliação da imunização dos idosos das faixas de 74 e 73 anos, de acordo com o plano de operação organizado em cada município.

As novas doses serão destinadas também para a vacinação de 100% dos trabalhadores da saúde, 100% da população indígena e iniciar a imunização dos quilombolas e a população em situação de rua.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), as doses recebidas neste sábado, 20, só serão encaminhadas às Regionais de Saúde na segunda, a partir das 7h. 

Com essa nova leva de imunizantes, a Sesap ultrapassa as 150 mil doses recebidas em uma semana. A remessa será organizada na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e entregue aos municípios seguindo o mesmo esquema montado para as operações anteriores, com apoio das forças de segurança do Estado.

Esta semana o RN chegou a 165.375 potiguares que receberam ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19, segundo os dados da plataforma RN+ Vacina. O número representa 62% do público prioritário estimado para a fase 1 do plano de imunização. A Sesap busca atingir ao menos 90% deste público com vacinas. Até o fim desta sexta-feira (19), 55.304 tinham recebido a segunda dose, ultrapassando assim as 220 mil vacinas aplicadas no estado.

Os dados da RN+ Vacina são operados pela Sesap, em cooperação com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS/UFRN) e abastecido pelos municípios.

Para acessar a plataforma de vacinação em tempo real acesse: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/transparencia/vacinacao/.