Museu Histórico Lauro da Escóssia é reaberto à população

24/09/2023

Prefeitura de Mossoró reinaugurou equipamento cultural neste sábado, 23, após serviços de revitalização.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)
Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

Da Secom/PMM

A Prefeitura de Mossoró reinaugurou na tarde deste sábado, 23, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em um espaço renovado, repleto de história, arte e muita cultura. A reforma trouxe melhorias significativas para o local, oportunizando um ambiente mais estruturado para a preservação do seu acervo, e agora, definitivamente com as portas novamente abertas para a população.

Localizado no centro da cidade, o Museu desempenha um papel importantíssimo na preservação e promoção da cultura do nosso povo e do nosso município. O espaço passou por uma criteriosa restauração, no sentido de proporcionar uma experiência ainda mais rica e engrandecedora aos visitantes locais e turistas.

"É com muita alegria, com muito prazer que vamos receber das mãos do nosso prefeito Allysson Bezerra a história da nossa cidade. Ele (o Museu) teve um tempo pausado, mas agora a nossa memória, a nossa história, a nossa origem, ela está sendo totalmente reativada, com um design moderno, com a nova diretoria, com novos horários, e você que é mossoroense, que é turista, que é estudante, venha nos visitar, ver e resgatar sua história", disse o diretor do Museu, Jair Nogueira.

Entre as melhorias, destacam-se a acessibilidade com a implementação de rampas e elevador. Além disso, a ativação de quatro salas multiuso na Pinacoteca Municipal, que poderão servir para receber exposições. Houve também renovação da pintura e da iluminação, a instalação de um sistema de combate a incêndios, a iluminação externa em LED, câmeras de segurança e outros.

A reinauguração foi marcada ainda por exposições que integraram a programação de reabertura, sendo elas a exposição Auto da Liberdade (um passeio pelas histórias de luta e liberdade do povo de Mossoró); exposição Uern 55 anos; exposição "O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense", do artista Isaías Medeiros; e exposição do Projeto Cetáceos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O momento ainda contou com a apresentação do cantor Marcelo Alexandre.

"Graças a Deus hoje nós estamos entregando para a população o nosso museu, um espetáculo para a cidade de Mossoró. Pra mim, é uma felicidade poder devolver para a população mossoroense aqui neste dia, com recursos que a Prefeitura de Mossoró empenhou, recursos que a Prefeitura colocou aqui à disposição para esse importante equipamento de história, mas também de lazer e turismo. A partir de agora nós vamos receber uma série de turistas de várias partes de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do país, que vão vir estudar e ver o que a cidade de Mossoró tem para mostrar", destacou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.