Mossoró: vacinação das comorbidades alcança faixa dos 45 anos

13/05/2021

Públicos devem agendar a vacinação em uma das 46 Unidades Básicas de Saúde ou comparecer ao ginásio do Sesi, das 8h às 16h.

Foto: Allan Phablo/PMM
Foto: Allan Phablo/PMM

Da Secom/PMM

O município de Mossoró iniciou nesta quinta-feira, 13, a vacinação de pessoas com deficiência, que estejam com benefício assistencial, e pessoas com comorbidades a partir dos 45 anos. A vacinação é feita com a vacina AstraZeneca/Oxford.

Cedo, o empresário Expedito Morais marcou presença no ginásio do Sesi para receber a primeira dose da vacina AstraZeneca. Ele faz parte do grupo das comorbidades de 45 anos mais.

"Foi muito rápido, muito bem organizado. A Prefeitura de Mossoró junto com o Sesi estão de parabéns por organizarem toda essa estrutura. Foi muito rápido passar pela triagem depois a vacinação. Todos estão de parabéns pela qualidade do atendimento ao público. Agora é só esperar a segunda dose", afirmou ele.

Do grupo das pessoas com deficiência, Helenilson Soares também foi vacinado na manhã desta quinta, 13. "Graças a Deus foi tudo rápido. Cheguei cedo e logo fui atendido. Não dormi nem direito pensando nessa vacina. Acordei hoje era duas horas da manhã e não dormi mais não, só esperando, doido pra tomar. Tomei graças a Deus", destacou Helenilson.

Os públicos devem agendar a vacinação em uma das 46 unidades básicas de saúde ou comparecer ao Ginásio do Sesi, no bairro Doze Anos, das 8h às 16h neste último.

É importante que as pessoas com comorbidades apresentem no momento da vacinação documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo médico (originais e cópias). Vale lembrar ainda que as pessoas com deficiência devem estar cadastradas no benefício assistencial do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

As comorbidades são as mesmas que já vinham sendo abrangidas pela vacinação em andamento: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, doença cardiovascular, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e doenças renais crônicas.