Janaína Holanda é nomeada secretária de Desenvolvimento Social

18/03/2021

Nova integrante do primeiro escalão do governo municipal afirma que um dos principais desafios da pasta é a questão orçamentária. 

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Por Maricelio Almeida - contato@maricelioalmeida.com

A assistente social Janaína Holanda é a nova secretária de Desenvolvimento Social e Juventude de Mossoró. Ela aguardava a conclusão do seu processo de cessão pelo Ministério da Educação para que pudesse assumir o cargo, já que é servidora efetiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A sua nomeação está publicada na edição do último dia 16 do Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

Janaína Maria Silva Holanda também integra os quadros da Prefeitura de Mossoró desde 2008 como servidora concursada e foi convidada pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para compor o primeiro escalão do governo municipal no final do mês de janeiro deste ano. Em conversa com o BLOG MARICELIO ALMEIDA, a nova secretária falou sobre as expectativas em gerenciar a pasta do Desenvolvimento Social.

"Eu estou chegando com as melhores expectativas possíveis. Eu quero trabalhar em várias frentes, então, para isso, a gente precisa reprogramar o nosso orçamento, conhecer como está esse orçamento, redimensioná-lo. Vamos trabalhar com educação continuada, pois a gente precisa que os nossos servidores entendam o que é a política da assistência e entendam o seu lugar dentro dessa política. Uma das primeiras ações que vamos executar é realizar um plano de trabalho, vamos estabelecer metas a curto, médio e longo prazo", disse.

Janaína afirmou que o trabalho será realizado no sentido de tornar a assistência social no âmbito do município uma referência. "O que a gente quer é que a assistência seja uma referência e vamos trabalhar para isso, para que o nosso atendimento seja o melhor possível, seja de excelência. Nós queremos não ajudar as pessoas, nós precisamos garantir direitos, então vamos trabalhar nessa perspectiva. Temos um quadro funcional muito bom, pessoas aguerridas, pessoas muito comprometidas. Vamos unir forças e trabalhar para que a assistência social consiga empenhar o seu trabalho da melhor maneira possível, sempre com a proposta de garantir direitos", acrescentou.

A nova secretária frisou que um dos principais desafios no momento é questão orçamentária da pasta. "O Conselho Municipal da Assistência Social aprovou a reprogramação de orçamento, mas existem algumas dívidas, alguns pagamentos pendentes que nós estamos conversando com os fornecedores o próprio prefeito está fazendo pessoalmente essas tratativas. A gente precisa trabalhar melhor o orçamento, ver o que a gente tem realmente, para aplicar da melhor forma possível, da forma mais responsável e transparente possível. Um dos grandes desafios é esse", relatou, complementando:

"O segundo desafio é o próprio período da pandemia, como a gente vai conseguir atender, continuar fazendo atendimento às famílias nesse período e protegendo os nossos profissionais. Estamos em um momento mesmo de planejamento. Vamos planejar, vamos fazer tudo da, de forma muito organizada e de forma muito responsável", concluiu Janaína Holanda.