“Fraternidade e Educação”: Diocese de Mossoró abre CF 2022

06/03/2022

Campanha foi aberta, em nível de Diocese, neste domingo, 6, em missa presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana, na Catedral. 

Foto: Glauber Soares
Foto: Glauber Soares

Da Assessoria/Diocese de Mossoró

A Igreja no Brasil, em sintonia com Papa Francisco, promove a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor" (Pr 31,26). Neste domingo, 6, a Diocese de Mossoró lançou a CF 2022 na missa das 11h, presidida pelo bispo Dom Mariano na Catedral de Santa Luzia, e concelebrada por vários sacerdotes.

O lançamento contou com a presença de várias instituições educacionais, públicas e privadas, como universidades, faculdades, escolas, professores, colaboradores e no encerramento a poesia do cordelista mossoroense Antônio Francisco.

A campanha acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país. Inspirada no Papa Francisco, que propôs um novo Pacto Educativo Global, a campanha quer promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi "a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações".

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas um processo que envolve uma "comunidade" ampliada que inclui todos os atores - família, Igreja, Estado e sociedade.