Allyson Bezerra é eleito prefeito de Mossoró com 47,52% dos votos

16/11/2020

Deputado estadual recebeu 65.297 votos no pleito deste domingo, superando a atual prefeita Rosalba Ciarlini, que obteve 59.034 votos válidos.

O deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) foi eleito neste domingo, 15, prefeito de Mossoró. O parlamentar recebeu 65.297 votos, o que corresponde a 47,52% dos votos válidos. Ele superou a atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que totalizou 59.034 votos no pleito (42,96%). O terceiro lugar ficou com a deputada estadual Isolda Dantas (PT), com 8.051 votos (5,86%). A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) conquistou apenas 4.046 votos (2,94%). Professor Ronaldo (PSOL) obteve 611 votos (0,44%) e Ceição (PTB) 378 (0,28%).

Allyson Leandro Bezerra Silva tem 28 anos. É mossoroense, filho do agricultor José Américo e da dona de casa Maria das Neves. Foi criado no Sítio Chafariz, na zona rural de Mossoró. Estudou sempre em escola pública, sendo o primeiro da família a ter um diploma de graduação.

O prefeito eleito é técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) Campus Mossoró, engenheiro civil formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mestre em Manejo de Solo e Água, também pela Ufersa, onde é servidor concursado. Allyson possui ainda especialização em Engenharia Ambiental e em Gestão Pública e foi coordenador do Sindicato dos Servidores Técnicos da Ufersa.

Em 2018, em sua primeira campanha política, Allyson foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Norte, pelo partido Solidariedade. Naquele pleito, o agora prefeito eleito recebeu 20.228 votos em 155 municípios potiguares. Foi o deputado eleito mais votado em Mossoró, com 13.095 votos. Filiou-se ao Solidariedade em 2018 para disputar a candidatura a deputado estadual.

No seu primeiro ano de mandato, Allyson foi escolhido como líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa. Integrou a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia, e foi vice-presidente da Comissão de Educação. Faz parte da Comissão de Saúde.

De acordo com a sua assessoria de imprensa, a atuação de Allyson na Assembleia Legislativa destaca-se pela luta no credenciamento dos 10 leitos de UTI do Hospital São Luiz. "Allyson cobrou, participou de audiências na Secretaria do Estado de Saúde Pública e no Ministério da Saúde, em Brasília. O processo estava parado há dois anos quando o parlamentar tomou conhecimento do mesmo e buscou o credenciamento, que chegou no final do ano passado", afirma a assessoria, acrescentando:

"Também destaca-se a luta pela convocação dos aprovados no concurso público da Polícia Militar. O deputado realizou duas audiências na Assembleia cobrando o cronograma de convocação e a convocação de todos os excedentes".

Na campanha deste ano, Allyson prometeu solucionar as demandas da população em diferentes setores, como Saúde, Segurança e Educação. O candidato também não poupou críticas à atual gestão municipal e se colocou como a "mudança" que Mossoró precisa. O discurso foi aceito pelo eleitorado, que o consagrou nas urnas como prefeito eleito da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Allyson conseguiu atrair para si o chamado "voto útil", aquele eleitor que não queria a reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini e encontrou no parlamentar a alternativa mais viável de derrotar a gestora. Ao longo da campanha, o jovem foi ampliando as suas intenções de voto e obteve a vitória nas urnas neste domingo, 15.

Durante a campanha, Allyson foi confrontado pelos adversários sobre sua relação com o ex-prefeito Francisco José Júnior, sua falta de experiência na gestão pública e também sobre a ausência de projetos de Lei voltados para o segmento rural.

O prefeito eleito governará a cidade a partir de 1º de janeiro ao lado do vice-prefeito eleito José Fernandes de Melo Neto, o "Fernandinho das Padarias", empresário que apareceu na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) como um dos candidatos com patrimônio acima de R$ 300 mil a receber o auxílio emergencial do Governo Federal. Fernandinho afirmou ter devolvido o benefício em setembro, mas o sistema do Ministério da Cidadania apontou que a devolução só ocorreu após a lista do TCU ter sido publicada.

HERANÇA

Allyson assumirá em 1º de janeiro uma Prefeitura com o cenário diferente daquele encontrado pela prefeita Rosalba Ciarlini em 2017. Ao longo dos últimos quatros, o trabalho da atual gestora permitiu que as finanças do Poder Executivo fossem equilibradas, o que resultou, inclusive na conquista de novos investimentos para o município, através, por exemplo, do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). Allyson executará a maior parte do orçamento do empréstimo conseguido junto à Caixa Econômica, no valor global de R$ 146,5 milhões.


Suplente Eliabe assumirá cadeira na Assembleia em 2021

Com a eleição de Allyson para a Prefeitura de Mossoró, quem assumirá sua vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a partir de 1º de janeiro de 2021 é o Subtenente Eliabe Marques, também do Solidariedade

Ex-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN, Eliabe recebeu nas eleições de 2018 o total de 16.233 votos (0,96% do total), ficando na 39ª posição geral entre os candidatos e o primeiro suplente da coligação PV/Solidariedade.